Translate

sábado, 15 de fevereiro de 2014

A Gênese da Filosofia (Nível Superior)

Filosofia
 Parte 1:Período Antigo


 


















Gênese da Filosofia

Muito fala-se sobre a filosofia, seus conceitos e seus pensamentos. Sócrates, Platão, Aristóteles, entre os mais diversos ápices do pensamento grego que até hoje intrigam o pensamento humano. Faremos uma viajem em nosso Blog sobre a história da Filosofia de Giovanni Reale e Dario Antiseri, preparem os cintos para uma viajem que ao invés de pontos superficiais dos filósofos, comentarei sobre todos os conceitos com bases bastantes incríveis, como por exemplo, Tales de Mileto, onde falam apenas do principio da água, porém, não muito aprofundado como realmente o filosofo expôs naquele tempo, ou Aristóteles que é uma mini-monografia cientifica sobre seus pontos de estudo, Metafisica, Física, Psicologia, Ciência ética, ciência politica e ciência retórica etc...  logo farei vídeos sobre os textos para auxiliar os estudos....


























Grécia, O nascimento da filosofia

Não se pode deixar de lado a grande influencia  da filosofia grega para que o mundo ocidental tomasse um rumo diferente do mundo oriental. Muitos foram os relatos dos orientalistas para fundamentar a origens da filosofia em seu seio, porém, foram todas refutaram nos fins do século passado,  mas é claro, trarei um resumos das teses citadas:

1: nenhum filosofo grego citou doutrinas ou origens Orientais, nem mesmo os historiadores deram alguma chance de procedência, um exemplo bem claro vem dos ptolomeus, sacerdotes egípcios e também no principio da Era Cristã quando os Hebreus absorveram a cultura helenística e tentaram defender que a mesma derivava de Moisés.

2: Os orientais tinham certo conhecimento especifico, eles eram feitos por mitos e experiências  religiosas, não tinham uma linha de raciocínio pura para explicar os fenômenos ( logos).

3: Não existe nenhum conhecimento de qualquer escrito oriental ou traduções dos textos que  hajam chegado á Grécia , além disso, não existiam gregos capazes de entender a escrita e o discurso dos egípcios.

4: Por mais que possa ter vindo ou não do Oriente ( Caso um dia seja provado), na Grécia a filosofia havia tomado um rumo totalmente revolucionário e inédito.























Sobre aquilo que foi derivado dos Orientais

Chamada de cognições cientificas, alguns conhecimentos dos Orientais foram adotados pelos gregos: os conhecimentos matemáticos-geométricos dos egípcios, cognições astronômicas dos babilônios. Não vamos nos abster apenas a estes comentários, houve uma grande diferença entre a visão daqueles para esses. Os conhecimentos matemáticos-geométricos dos egípcios eram usados para objetivos práticos de calculo e aritmética, piramides, irrigação etc...o mesmo acontece com os babilônios que usavam a astronomia para horóscopos e previsões, já os gregos, eles sintetizaram e teorizaram em formas logicas e completas todos os conceitos anteriores fazendo um racionalismo orgânico por assim dizer.

Por hoje é só meus caros. No próximo capitulo veremos os campos que fecundaram as sementes da filosofia, os poemas homéricos, Hesíodo e os gnômicos, até a próxima.....

                                                                                                                                  André Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sprintrade network