Translate

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Magnetismo

Os primeiros estudos sobre o assunto





















 
      
     Tudo começou quando Tales esfregou um pedaço de Ambar com lã ou camurça, esse atraia objetos leves para perto, isso resultou um certo mistério e algumas teorias, dentre elas está o magnetismo moral, que é nada mais que energias que se atraem moralmente ou se repelem, bem mas isso é ficará para depois. No século XVI Willian Gilbert lendo alguns documentos gregos sobre o assunto decidiu fazer um tratado que 
ele denominou de : De Magnete, dentre as louváveis diferenças que ele explicou e sobre o Ambar em atrito puxar pequenos objetos e a magnetita por si não precisar de tal pressuposto para atrair ferro, A tese vencedora foi a do eflúvio que veremos a seguir.

Eflúvio




 








     







   A tese teve algumas modificações cabíveis para ajustar a teoria de repulsão elétrica. Vários experimentos foram feitos sobre a eletrização de um corpo por meio de um fio ligando-o a outro corpo que fosse eletrizado por atrito. 
No século XVII Otto von Guericke construiu uma esfera de enxofre que podia ser atritada gerando atração de pequenos objetos. Analisando todos esses documentos Du Fay, concluiu que a eletrização dependia do material que era feito o fio, notando que algumas conduziam eletricidade e outras a isolavam, foi ai que ele formulou dois tipos de eletricidade, a vítrea que era como a do vidro, e a resinosa que era a do Ambar e da borracha. Benjamim Franklin foi o precursor da teoria de um fluído único com termos usados até hoje ( negativo e positivo).

A criação da pilha (importante se lembra disso)



      
















 Luigi Galvani estava dissecando uma rã quando teve a ideia de amarrar um de seus nervos em um fio de cobre e acidentalmente o cobre tocou em uma placa de ferro fazendo a rã sofrer fortes contrações, isso o fez quer em uma eletricidade animal. Mais tarde o físico Alessandro Volta mostrou que o efeito da rã era ocasionado pela placa de ferro e o fio de cobre junto com as propriedades salinas do animal, logo, a eletricidade era criada por reações químicas, e para provar sua teoria criou um modelo que hoje em dia é muito famoso, ele pegou algumas moedas de cobre, disco de zinco e de feltro banhados com uma solução ácida empilhados um sobre os outros, essa foi a primeira pilha já feita, mais tarde foi descoberta a Eletrolise.

Eletromagnetismo 

















 por fim Michael Faraday havia descoberto finalmente o eletromagnetismo, ou seja, a eletricidade poderia produzir magnetismo e vice versa, como um fio que pode fazer uma bussola se mover e para provar a reciproca, ele pôs um imã em movimento que induzia corrente elétrica para uma bobina feita de fios condutores, foi assim que o primeiro gerador foi criado.

Isso é tudo por hoje sobre Química, o importante de hoje e lembra sobre os conceitos principais que são os
polos negativo e positivo, nosso corpo possui eletricidade, portanto, possui magnetismo, mas antes de adentrar no assunto sobre atração e repulsão é preciso avançar mais um pouco os estudos, seria necessário conhecer a massa atômica da madeira e da borracha que agem como isolante de eletricidade, e na vida real, todo pensamento negativo é um isolante elétrico, um positivo é o oposto, porém, para se gerar magnetismo é necessário como veremos mais á frente de eletrodos,  também você verá que todo o ponto inicial das descargas elétricas é um polo negativo, quanto o recebimento acima que é positivo, as leis da ciência não fogem dos padrões humanos nunca, isso me espanta e me encanta, como pode ter tudo uma utilidade?
Com o tempo poderemos chegar a colocar as correntes á nosso favor, então estude sobre hoje, reflita sobre os geradores pois, eu falarei mais de como pode-se encaixar ele na vida social, saiba usar a ciência, a filosofia e a razão unidas para o bem lembre-se sempre.
Na proxima Aula falaremos sobre Elétrons, Prótons e Íons, é muito importante aprender isso abraços.
                                                                                                                                      André Silva
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

sprintrade network