Translate

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Introdução a Lógica ( Resumo)

Parte 1 : O que é Lógica ?

Vivemos em um mundo onde a lógica é referencia de um padrão aceitável, ou uma ideologia dominante, mas será que a logica pode ser definida em apenas isso? A logica em seu sentido mais técnico dos termos trata de caracterizar os argumentos racionais, conforme irei postando é me aprofundando no assunto você verá que não é tão complexo esse famoso sistema de pensamento e raciocínio, 

Introdução

Vamos começar, em primeiro ato a logica é um estudo dos métodos e princípios usados para distinguir o raciocínio correto do incorreto, mas não pode-se afirmar que somente possível argumentar corretamente com quem saiba de lógica. seria como ser um bom corredor apenas com o estudo da Educação Física, porem , uma pessoa com conhecimento de logica tem mais probabilidades de raciocinar corretamente do que aquela que não se aprofundou nos princípios gerais dessa atividade. Há muitas razões para isso, o estudante a aborda tanto como arte como ciência, onde deve-se praticar as teorias para o aperfeiçoamento de si. Outro ponto forte esta no exame de dos métodos incorretos de raciocínio, ou seja as falacias. Assim o estudante da logica tem certas técnicas e certos métodos de fácil aplicação para determinar a correção ou incorreção de todos os raciocínios inclusive os próprios. Logo percebe-se o valor de conhecimento que reside no fator de diminuir erros, quando e possível localiza-los com mais facilidade.

Definições

A logica tem sido definida como a ciência das leis do pensamento, mas essa definição é dada também na psicologia, então não seria muito exato dizer tão argumento sobre essa definição, pois logica não é um ramo da psicologia, ela é um ramo de estudo separado e distinto, outro pontos: se todo pensamento é qualquer processo mental que se produz na psique humana, nem todo pensamento pode ser objeto logico, todo raciocínio é pensamento, mas nem todo pensamento é raciocínio. Um exemplo claro dessa premissa: é possível pensar em um numero entre um e dez, como num jogo sem elaborar qualquer raciocínio. Existem inúmeros processos mentais que são distintos do raciocínio, é possível recordar, ou imaginar algo, sem raciocinar sobre isso. Outra definição da logica é a que a caracteriza como ciência do raciocínio. esta definição é melhor, porém, ainda não é adequada. O raciocínio é um gênero especial de pensamento, onde realiza-se inferências ou se derivam conclusões e premissas, contudo ainda é um pensamento que faz parte do estudo psicológico. O logico não esta interessado pelos quais caminhos obscuros a mente chega ás suas conclusões, em absoluto, o logico só interessa-se  pela correção do processo, uma vez completado. Sua interrogação é sempre essa:  a conclusão a que chegou deriva-se das premissas ou pressupostas? Se as premissas fornecem bases ou boas provas para a conclusão, se a afirmação da verdade  das premissas garante a afirmação de que a conclusão também é verdadeira, então o raciocínio é correto. A diferença entre o raciocínio correto e o incorreto é o problema central, que a logica se faz necessária.

COPI, Irving. Introdução a Lógica. 2a ed. São Paulo: Mestre Jou, 1978.

Logo postarei a parte 2: Premissas e Conclusões .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sprintrade network