Metodologia Cientifica Parte I
LEITURA
Ler é interpretar, decifrar, interpretar. Existem três tipos
de leitura uma para entretenimento, outra para aquisição de cultura geral,
erudição é a terceira, tendo em vista a ampliação de conhecimentos em
determinado campo do saber.
Entretenimento ou distração = talvez tenha o mérito de
despertar no leitor o interesse e em
consequências a formação do habito da leitura.
De cultura geral = tendo como objetivo tomar conhecimento,
de modo geral, do que ocorre no mundo, mas sem grande profundidade, engloba livros
revistas e jornais, são fontes importantes, pois situam na época.
De aproveitamento ou formativa= a finalidade é aprender algo
de novo ou aprofundar conhecimentos anteriores, essa leitura deve ser feita em
livros especializados.
A leitura implica em 4 operações:
RECONHECER= entender o significado dos símbolos gráficos
utilizados no texto.
ORGANIZAR = entrosar o significado dos símbolos das palavras
na frase, nos parágrafos, capítulos etc.
ELABORAR= estabelecer significados adicionais em torno dos
significados imediato e original dos símbolos gráficos utilizados.
VALORAR= cotejar os dados da leitura com os meios ideais,
conceitos e sentiemntos, a fim de aceitar ou refutar as afirmações ou supostas
verdades.
É muito importante a escolha da leitura, quem estudar
pretende aprender algo, rever detalhes, buscar respostas, deve-se escolher um
livro pelo artigo, autor e edição, de preferência a melhor edição critica.
Identificação
O primeiro passo para auxiliar na busca de material para
leitura.
O titulo= ele estabelece o assunto e, ás vezes, a intenção
do autor.
A data de publicação= para certifica-se de sua atualização
ou aceitação, a não ser que seja considerada clássica.
Ficha cartográfica= a fim de verificar credenciais ou
qualificação do autor.
A orelha= onde geralmente, se encontra uma apreciação da
obra.
O índice ou sumario= para se ter uma ideia da divisão e
tópicos abordados.
A introdução ou prefacio=
procurando encontrar indícios da metodologia e objetos do autor.
A bibliografia= final e as citações de rodapé, tendo em
vista as obras consultadas.
Os livros podem ser úteis de duas maneiras para leitura ou
para consultas, de qualquer forma, há necessidade previa de seleção.
Como se deve ler.
O bom leitor é:
Lê com objetivo determinado.
Lê unidades de pensamento.
Tem vários padrões de
velocidade.
Avalia o que lê.
Possui bom vocabulário.
Tem habilidade para conhecer o valor do livro.
Sabe quando deve ler um livro até o fim, quando interromper
a leitura definitiva ou periodicamente.
Discute frequentemente o que lê com os colegas.
Adquire livro com frequência
e cuida de ter sua biblioteca particular.
Lê vários assuntos,
Lê muito e gosta de ler
O bom leitor é aquele que não só e bom na hora da leitura é
constantemente bom leitor, não só Lê, mais saber ler.
Nenhum comentário:
Postar um comentário