Translate

sábado, 24 de agosto de 2013

Um pouco sobre Sociologia  geral é Jurídica.

Auguste Comte e Saint-Simon


ROCHA, José Manuel Sacadura .Fundamentos e Fronteiras da Sociologia Jurídica: ( Os Clássicos) , São Paulo: Editora Juarez de Oliveira, 2005.


Origens do Positivismo é da Sociologia.

Por muitos autores, Saint Simon ( 1760-1825) é considerado o pai da Sociologia, mas o grande fato é que ele foi um autor muito importante que tinha idéias muita mais avançadas que seu tempo. Seu maior interesse era organizar a sociedade e restaurar a ordem, a priori a organização sistemática ajudaria no crescimento industrial e seus avanços na área da tecnologia, acarretando por fim uma vida melhor ao operários enquanto a produção crescia de formas lineares. Por esse motivo a Sociologia nascia com bastantes laços positivistas, os moldes eram totalmente burgueses, pois defendiam as industrias e meios de produção nos moldes do incipiente capitalismo. Logicamente esses ideais foram incentivados pelo cunho burgues da época, era uma ciência social que eles "entendiam" . Saint-Simon tinha a visão de que a elite juntamente com os cientistas  avançariam e cresceriam estabelecendo ordem e harmonia. Assim  foi a Sociologia por quase todo Século XIX, uma ciência social que defendia a ordem burguesa e o progresso do Capitalismo.

Auguste Comte 

Auguste Comte ( 1791-1857) foi durante um certo período secretario particular de Saint-Simon, indubitavelmente  Auguste teve influencias de Simon, embora suas ideias sejam mais conservadoras na ansia de restaurar a ordem e fugir do caos social que as sociedades viviam na metade do Século XIX.
Pela grande maioria de sociólogos e historiadores Auguste Comte é considerado o pai da Sociologia, embora Saint- Simon ter tido as primeiras bases do estudo da Sociedade, Auguste de forma genial deu a ela uma forma sistematizada ( Organicismo Social), o mesmo agrupou todas as ideias em um objetivo único, estudar a sociedade industrial de classes e dar explicações das causas de sua existência, ao mesmo tempo propondo soluções capazes de contornar os problemas reais dessa Sociedade.

Concepções de Comte 

Segundo a suas concepções a Sociologia deveria conhecer as Leis Imutáveis da vida social, através dessa premissa o mesmo estabelece a ordem das coisas presente e futuras, Comte não considerava valores como Igualdade, Liberdade, Justiça. Sua visão Basicamente era em uma ciência da sociedade baseada em leis gerais, o mesmo afirma apoiando-se nas ideias iluministas  do Seculo XVIII que pode-se entender as leis da sociedade, por meios da ciência e seus instrumentos, assim ele formula a teoria positiva da sociedade.
A teoria positiva parte do principio de que todos os homens devem aceitar a ordem existente, não devendo contesta-la, assim como também deve aceitar leis que não podem ser mudadas, formando uma sociedade do ser é não do dever ser. o teor cientifico da Sociologia da mais consistência e experiências concretas do fato, devendo ser estudado e fundamentado, tratando dos fenômenos ou fatos  dominantes ou constantes da ordem que reina. Outro fator importante das concepções de Comte seria a hierarquia na natureza de fenomenos simples e complexos, sendo de natureza orgânica e inorgânica, inerente ao seres vivos e ao homem, assim ele prescreveu uma ordem de inferior a superior,porém, sem haver como modificar fisicamente ou materialmente,os fenômenos da vida ou fenômenos sociais.

A sociologia positivista  

 Resumindo os pensamentos de Comte, Ordem é progresso eram seus maiores fundamentos, a vida concreta não é nada mais que um plano de fundo para o progresso e desenvolvimento intelectual espiritual, algo proximo do cartesianismo e seu axioma : ( Penso logo existo!) .
Outro trabalho de grande renome de Comte seria a física Social, onde ele separou definitivamente qualquer influencia da filosofia, da economia ou da politica, especificando apenas um objeto de estudo "o social".

Auguste Comte elaborou 3 leis

1:  A sociedade é regulada por leis sociais imutáveis, invariáveis, não dependem da vontade dos indivíduos.
2: o metodo para estudar a sociedade, deve ser o  mesmo método utilizado no estudo da natureza: observação, comparação e experimentação.
3: O pesquisador social deve ser totalmente neutro ( objetividade cientifico social )

além disso o mesmo elaborou o Darwinismo social , onde ele expõe as leis de fé, metafisica é positivismo,onde o positivismo seria o grau mais avançado da sociedade.

Isso é tudo pessoal, na próxima falarei sobre Émile Durkheim é o fato social.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

sprintrade network